GUIA DE FUNDOS

Resultado da Consulta

Código de referência: BR  APPR  PI  041  
Título: Romário Martins 
Data(s): 1845-1948 
Fundo/Coleção: Fundo  
Dimensão e suporte: 4,5 metros lineares (26 caixas). . 
História adm./biografia: Alfredo Romário Martins nasceu em Curitiba, Paraná, a 8 de setembro de 1874. Iniciou suas atividades profissionais como tipógrafo em gráficas locais tornando-se, a seguir, auxiliar de redação. Trabalhou em vários jornais e foi redator-chefe do Jornal A República. Fundou e dirigiu várias revistas literárias e científicas em colaboração com outros intelectuais da sua época. O interesse por assuntos diversos como história, botânica, demografia e economia, levou-o a escrever cerca de quarenta obras, dentre as quais História do Paraná (1899); Ilex-mate; chá sul-americano (1926); Quantos somos e quem somos - dados para a história e a estatística do povoamento do Paraná (1941). Foi um dos fundadores e presidente do Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico Paranaense (1900); diretor do Museu Paranaense (1902-1928); diretor do Departamento Estadual de Agricultura (1928-1930); deputado estadual em 10 legislaturas, entre 1904 e 1928; autor dos projetos do Código Florestal, do Código de Erva-Mate, do Código de Caça e Pesca, da lei que criou reservas indígenas em Palmas, Guarapuava, Tibagi e Rio Negro. Foi também vereador e presidente da Câmara Municipal de Curitiba, exercendo o cargo de prefeito. Influenciado pelo positivismo e pelo movimento simbolista, foi um encorajador do movimento paranista. Faleceu em Curitiba, a 10 de setembro de 1948. 
Âmbito e conteúdo: O fundo é constituído de espécies documentais diversas acumuladas ao longo da trajetória pessoal e profissional, sobretudo como pesquisador, de Romário Martins. São exemplares e recortes de jornais e revistas sobre diversos assuntos, artigos e livros publicados de sua autoria, correspondências recebidas e enviadas, apontamentos, cadernos de anotações, fotografias, cartões, dentre outros documentos. 
Sistema de Arranjo: A documentação foi organizada e dividida em três subfundos: o subfundo Atividades Profissionais Públicas contém seis dossiês respectivos às funções públicas exercidas por Romário; o subfundo Historiador/Jornalista contém o maior número de documentos, divididos em séries, subséries e dossiês organizados por espécie documental ; o subfundo Pessoal contém duas séries. A série documentação pessoal reúne alguns documentos pessoais e a série documentação complementar contém documentos acumulados pela família de Romário após a sua morte e que foram enviados para o Arquivo Público juntamente com os outros documentos. 
Notas do arquivista: Descrição revista e preparada por Tatiana Dantas Marchette, historiadora e técnica do Arquivo Público do Paraná e Bruna Marina Portela, estagiária do curso de História na Divisão de Pesquisa Histórica do DEAP. Para a história biográfica de Romário Martins foram consultadas as seguintes fontes: SZVARÇA, Décio Roberto. O forjador: ruínas de um mito : Romário Martins, 1893-1944. Curitiba : Aos Quatro Ventos, 1998.; DICIONÁRIO Histórico-biográfico do Paraná. Curitiba : Chain : Banco do Estado do Paraná, 1991.  
Regras ou convenções: Descrição baseada em: CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística : segunda edição, adotada pelo Comitê de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de setembro de 1999, versão final pelo CIA. - Rio de Janeiro : Arquivo Nacional, 2000. RIBEIRO, Antonia Motta de Castro Memória. AACR2 : Anglo-American cataloguing rules, 2nd edition : descrição e pontos de acesso. Brasília : CEDIT, 1995. 
Datas de descrição: Abril de 2001/junho de 2004 

<< ---- Voltar